Blefaroplastia ou
Cirurgia das Palpebras
,
Indicação
A Blefaroplastia é a cirurgia plástica que melhora o aspecto das pálpebras superiores e inferiores, eliminando bolsas de gordura, rugas, flacidez e com isso rejuvenescendo a região em torno dos olhos.
A cirurgia plástica das pálpebras costuma ser procurada por pacientes com mais de 30 anos. Ela está indicada para quem tem excesso e/ou flacidez de pele nas pálpebras, bolsas de gordura na pálpebra inferior e ptose (queda da pálpebra por causas musculares) ou pseudoptose palpebral (queda da pálpebra em função do excesso de pele).
Indicação
Tais fatores podem levar a uma aparência envelhecida e cansada. A cirurgia também pode ser feita para remoção de xantelasmas (pequenas bolinhas de colesterol que se formam, principalmente, nas pálpebras), além de rugas na pálpebra inferior.
Atualmente muitos casos podemos tratar com procedimentos não cirúrgicos, como ácido hialurônico, toxina botulínica ou bioestimuladores, protelando ou mesmo complementando a cirurgia.
Objetivo
Os olhos são fundamentais para a estética da face e transmitem nosso estado de espírito. O tratamento das bolsas palpebrais e a correção da flacidez muscular visam restaurar a expressão e a aparência dos olhos e, em alguns casos, pode melhorar o campo visual principalmente o periférico.
Esta cirurgia não remove totalmente os chamados “pés de galinha” e também não elimina as olheiras pigmentadas, muitas vezes para estas queixas são indicados outros procedimentos, tais como toxina botulínica, preenchimentos ou laser.
Objetivo
Para os asiáticos, uma modificação da técnica de Blefaroplastia pode aplicar um vinco na pálpebra que se aproximará, levemente, de uma ocidentalização, mas não apagará a evidência da herança étnica ou racial.
Toda plástica ocular deve prover o resultado estético, mas sempre levando em conta a saúde e conforto dos olhos.
Técnica
Basicamente, o procedimento é realizado através de uma incisão escondida na dobra de pele da pálpebra superior e na margem dos cílios da pálpebra inferior ou escondida dentro da conjuntiva ocular.
Informações
Anestesia:
Local com sedação.
Internação:
Não requer internação, é uma cirurgia ambulatorial.
Planejamento
Avaliar as queixas e biotipo do paciente para que as possibilidades cirúrgicas sejam estudadas. Muitas vezes, principalmente a pálpebra inferior apresenta caída devido a uma queda do terço médio da face, nestes casos está indicado um mini-liting associado a blefaroplastia.
Pré-Operatório
Pós-Operatório
-
Rotina de exames;
-
É proibido o uso de Salicilatos (Aspirina, AS e derivados);
-
Comunicar ao cirurgião qualquer alteração de seu estado de saúde;
-
O paciente tabagista deve suspender o hábito por tempo determinado;
-
Evitar bebidas alcoólicas e refeições pesadas na véspera da cirurgia;
-
Evitar esforços, calor e sol;
-
Seguir a prescrição médica;
-
Utilizar óculos escuros;
-
Compressa gelada;
-
Lentes de contato e maquiagem escuras devem ser evitadas;
-
Não manipular ou coçar os olhos;
-
Edema e equimose (aparência roxa) podem se formar ao redor dos olhos e na face, mas em geral não há dor;
-
Usar protetor solar para evitar manchas permanentes;
-
Geralmente em uma semana os pacientes sentem-se preparados para aparecer em público e trabalhar. Isto depende de características individuais.
Entre em contato com nossa clínica, teremos prazer em atendê-lo.