Ginecomastia
Indicação
A ginecomastia é o termo médico relacionado ao aumento das mamas no homem. Ao contrário do que se pensa, é uma queixa muito frequente entre o público masculino. Ocorre principalmente pelo acúmulo de gordura na região peitoral, porém pode ser acompanhada do aumento da glândula mamária no homem, que geralmente está relacionado a alterações hormonais. Outro fator que pode favorecer a formação de ginecomastia são alguns medicamentos como esteroides, anabolizantes ou suplementação hormonal.
A presença de ginecomastia causa grandes constrangimentos, principalmente na puberdade onde os jovens evitam se expor sem camisa em ambientes como praia e piscina, se privando de diversas atividades de lazer, e muitas vezes causando comprometimento postural.
Indicação
O tratamento da ginecomastia pode ser feito através da lipoaspiração, associada ou não a retirada direta da glândula através de uma incisão ao redor da aréola (mais comum), em casos mais severos, pode ser realizada também retirada de pele, com uma incisão que se prolongue para a axila. Porem em muitos casos é feita apenas a lipoaspiração peitoral, não havendo necessidade de cicatriz.
Informações
ANESTESIA:
Anestesia local mais sedação
INTERNAÇÃO:
Ambulatorial, não requer internação.
Recuperação
Geralmente a recuperação leva alguns dias, sendo importante a utilização de malhas e drenagem linfática no pós operatório.
Nota: muitas vezes associado à cirurgia da ginecomastia pode ser realizada uma lipoaspiração dos flancos (“pneuzinho”) ou do abdome.