Contorno
corporal
Definição
A cirurgia de contorno corporal é uma cirurgia muito solicitada e geralmente envolve uma cirurgia no abdome mais colocação de prótese nas mamas, podendo estar associada a uma lipoaspiração. Tal procedimento ganhou a denominação inglesa de “Mommy makeover”,
devido a ser um procedimento muito procurado por mulheres após a gestação.
Para a realização e planejamento de uma cirurgia que combine mais de um procedimento é fundamental uma avaliação criteriosa e um correto dimensionamento do porte cirúrgico.
Outros fatores fundamentais são as condições clínicas da paciente, peso e idade, afinal segurança deve estar sempre em primeiro lugar.
Queixas como quilinhos a mais, estrias e flacidez, são frequentes pós-gestação. Tratá-las pode não ser fácil e geralmente requer uma associação da cirurgia plástica com atividade física, reeducação alimentar e busca por hábitos saudáveis.
Imagem 1 mudanças corporais causadas pela gestação, como acumulo de gordura e flacidez muscular e de pele, além de perda do tônus mamário.
Não dá para sair da sala de parto já pensando em uma lipoaspiração ou uma abdominoplastia, por exemplo. Em geral, o aconselhável é esperar, no mínimo, seis meses para realizar qualquer procedimento. Outra item importante é o planejamento familiar, deve-se avaliar a
indicação cirúrgica com uma eventual futura nova gestação.
A mais frequente cirurgia de contorno corporal é a colocação de implante mamário associado à lipoaspiração.
Um outro grupo de indivíduos que buscam a cirurgia de contorno corporal, são aqueles que passaram por mudança corporal, seja por emagrecimento intenso ou aumento da massa muscular.
Abdominoplastia
O abdome é o local onde as maiores alterações físicas e hormonais da gestação ocorrem. Em decorrência do crescimento uterino, pele e músculos da barriga se distendem, favorecendo o surgimento de estrias, diástase e flacidez. Estas mudanças tendem a regredir no período de seis meses após o término da gestação, mas, caso não ocorram, a abdominoplastia ou miniabdominoplastia podem ajudar a recuperar a silhueta desejada.
Lipoaspiração e lipoescultura
Muitas vezes podem ser realizados em conjunto com a abdominoplastia ou a mamoplastia. São mais recomendados para gordura localizada, não só na região abdominal, mas também nas coxas, glúteos, cintura e quadril. A gordura lipoaspirada pode ser reaproveitada e injetada em regiões como glúteo e pernas.
Cirurgia
nos seios
Durante a gestação e amamentação, as mamas ganham volume devido à produção de leite.
Após este período as mamas podem apresentar flacidez, queda, estrias e perda do volume. A mastopexia, promove a retirada do excesso de pele, elevando e reduzindo os mamilos, corrigindo a flacidez. Quando se deseja um aumento mamário associado, podem ser utilizadas próteses de silicone.
Anestesia
A anestesia costuma ser geral podendo ser associada a peridural.
Internação
As cirurgias de contorno corporal são realizadas sempre em uma estrutura hospitalar e requerem ao menos um dia de internação. Contando sempre com uma estrutura completa com toda retaguarda clínico-cirúrgica, além de toda uma triagem prévia clínica e laboratorial, imprescindível para o procedimento que necessita de um planejamento prévio de toda equipe (cirurgiões, anestesistas, auxiliares e enfermagem).
Recuperação
Nas cirurgias de contorno corporal a recuperação é um pouco mais demorada, necessitando de alguns dias ou semanas para o paciente se recuperar. Geralmente, após quinze dias eles estão aptos para voltar às suas atividades, desde que com moderação.
Entre em contato com nossa clínica, teremos prazer em atendê-lo.